Uma Nova Idade Média

Uma Nova Idade Média

Objetivo
R$ 19,500.00
0 Dias Faltantes
99.89%
R$ 19,479.00
Levantado
159
Apoiadores
Projetos Terminam:
December
17
2016
  • Descrição
  • Comentários

UMA NOVA IDADE MÉDIA

Reflexões sobre os destinos da Rússia e da Europa

SOBRE O LIVRO

     Partindo da experiência da Revolução Russa de 1917, tendo-a vivenciado tanto como revolucionário de primeira hora quanto como perseguido político e intelectual expurgado, Nicolai Berdiaev, vendo na Revolução a culminação de um longo processo histórico de debacle da cultura ocidental, procurará encontrar quais são os fundamentos últimos dessa ruína humana que é a modernidade e remontará até o fim da Idade Média e o início do Renascimento.

     Berdiaev identifica como causa dessa decadência o ocaso dos princípios religioso e na ascensão do humanismo em que encaminha a humanidade, de abismo em abismo, até chegar no “coroamento da história moderna”, que é a revolução comunista.

     A análise, que tornou o autor famoso em todo o mundo, passa por cada etapa da história moderna tecendo críticas ao espírito burguês que gerou a revolução, às monarquias nacionalistas que geraram a burguesia, e ao humanismo renascentista, que colocou o homem no lugar de Deus e o rei soberano à Igreja.

     Mas Berdiaev é um espírito aberto à transcendência, não um niilista, e a despeito de sua crítica severa busca encontrar um sentido para essa tremenda queda que foi a modernidade. O filósofo vê um sentido espiritual nos males que se abateram sobre nós e indica um caminho de volta: uma nova Idade Média, isto é, “Deus tornar-se o centro de toda a nossa vida — nosso pensamento, nosso sentimento, nosso único sonho, nossa única esperança.”

* * *

     Publicado em 1924, Uma Nova Idade Média – reflexões sobre os destinos da Europa e da Rússia recebeu tradução em todas as línguas cultas e teve sua primeira versão em português publicada em 1936, em tradução de Tasso da Silveira, que ora a Editora Arcádia quer republicar com a sua contribuição.

     Nossa edição contará, além dos quatro ensaios do livro original, com um ensaio extra, O espírito burguês, que receberá tradução de Evandro Ferreira e Silva, com uma notícia biográfica de Nicolai Berdiaev e uma bibliografia sua.

     A capa será de Matheus Bazzo, produtor de O Jardim das Aflições (documentário) e Iconostasis (filme).

SOBRE O AUTOR

     Nicolás Berdiaev nasceu em Kiev em 1874, filho de um militar e de uma aristocrata russo-francesa. Ao ingressar na universidade entra em contato com a intelligentzia, tornando-se revolucionário de primeira hora; faz estudos filosóficos na Alemanha e, ao regressar para a Rússia, torna-se figura importante no meio intelectual, assumindo em 1918 os cargos de membro do Conselho Provisório da República e vice-presidente da União Moscovita de Escritores, relacionando-se com importantes intelectuais como Pavel Florensky e Sergei Bulgakov.

     Exilado pelo regime soviético em 1922, Berdiaev residirá primeiro em Berlim, por breve tempo, depois em Paris, onde viverá até sua morte em 1948, e onde escrevererá a parte mais substâncial de sua obra; fundará revistas e instituições de cultura; privará com intelectuais como Léon Bloy, Etienne Gilson, Gabrirel Marcel e Jacques Maritain, polemizando com intelectuais como Pe. Garrigou-Lagrange.

ÍNDICE

UMA NOVA IDADE MÉDIA,

Reflexões sobre os destinos da Rússia e da Europa

Fim do Renascimento

Uma nova Idade Média

Reflexões sobre a revolução russa

O socialismo, a democracia e a teocracia

Apêndice I – O espírito burguês

Notícia biográfica

Bibliografia de Nicolai Berdiaev

ORÇAMENTO

O valor arrecadado será utilizado para:

– Tradução;
– Revisão;
– Capa e diagramação;
– Produção gráfica;
– Frete.

One thought on “Uma Nova Idade Média

  1. minoru uchigasaki

    O livro “Espirito de Dostoievski” de Berdiaev tambem eh uma obra importante para ser republicado. Nesse livro o filosofo Berdiaev fez um estudo da alma humana e da imortalidade. Eh um livro essencial para entender a esvaziamento espiritual da modernidade. Tudo isso a partir de uma leitura das obras de Dostoievski.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *